EXERCÍCIO
1. Defina com suas próprias letras quem é Deus.
2. Que teólogo afirma ser impossível Deus não existir, quando na mente humana e na realidade há um ser do qual se pode pensar outro maior e como se intitula o seu argumento?
3. Qual o significado do termo " a posteriori" aplicado às cinco vias de Tomás de Aquino na tentativa de provar a existência de Deus?
4. Qual das cinco vias de Tomás de Aquino " funda-se na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte"? Por quê?
5. Em que se fundamenta o argumento histórico, apresentado por Cícero?
6. Quais dos argumentos dados, sobre a existência de Deus, se coadunam com a ideia presente na seguinte frase:... Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido, com certeza, pela luz natural da razão humana, a partir das coisas criadas?
7. O que são seres contingentes?
8. Observando o que está em nossa volta, dê um exemplo claro de algo que prove a existência no universo de uma Inteligência Ordenadora.
9. Obedecendo o critério usado na 4ª via de Tomás de Aquino ponha em ordem hierárquica de perfeição os seguintes seres: Anjos, Deus, homem, vegetais, animais, minerais, conforme o exemplo:
1. Deus
2.____________
3.____________
4.____________
5.____________
6.____________
10. Em que se fundamenta, o argumento psicológico, para a provar a existência de Deus?
Colégio: Antônio Araripe
ResponderExcluirAluno: Miguel Arcanjo Abreu Oliveira N°:28
Ensino Médio
Turma: 1° "U" Turno: Manhã
Disciplina: Religião
Professor: Cícero
1- Deus é o criador do mundo, o pai de todos.
2- A discussão filosófica da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles.
3-
4- (5)Guia do governo das coisas/da finalidade ser.
5- Se fundamenta no questionamentos : "Como surgiu a vida humana?".
6- É Deus que determina o início e o fim da vida de todo ser vivo.
7- Seres que vem de um lugar em comum.
8- A forma como tudo se encaixa perfeitamente, nada é desfavorecidos.
9- (1.Deus) (2.Anjos) (3.Animais) (4.Homem) (5.Vegetais) (6.Minerais)
10- O mundo é muito organizado, cada coisa tem seu devido lugar.
Parabéns Miguel pelas sua colocações. Ficou apenas a 3.ª questão para ser respondida.
ExcluirNa questão 9.ª a terceira ordem é o Homem e não os animais.
Excluir1°U | Manhã
ResponderExcluirAluna: Vitória Evelyn Mota Dias Ribeiro | Nº 36
[Respostas]
1. Deus é o Ser Supremo adorado no cristianismo, Criador do universo e tudo que há nele e as leis que o regem. É entendido como Ser de valores morais e perfeito.
2. O teólogo Santo Anselmo em seu argumento ontológico.
3. A posteriori significa a partir de e tem como base as criaturas já existentes e suas necessidades que só podem ser supridas com a existência de Deus.
4. A 3° via, denominada ‘’O Ser Necessário e o Ser Contingente’’. Acredito que essa via, usando como base a mesma ideia presente no argumento psicológico, dá significado à vida das pessoas, as fazendo entender que há alguém –no caso, o Pai- que olha por elas e as criou. Logo, sua existência não é em vão, mesmo que não seja uma existência eterna, porque Deus tem um propósito em suas vidas.
5. O argumento psicológico de Cícero se fundamenta na universalidade da religião, visto que todas as sociedades foram e são, mesmo com o recente movimento ateu, religiosas.
6. As cinco provas de São Tomás de Aquino.
7. Seres contingentes são aqueles que sua existência é dispensável. Podem existir, mas logo deixarão de estar vivos.
8. Um exemplo claro da existência de uma inteligência ordenadora é o número de ouro, usado na Matemática. Esse número está presente em obras de arte e até mesmo na própria natureza, como nas espirais das plantas, das galáxias, nas conchas oceânicas, nas ondas do mar, nas teias das aranhas, nos furacões, nos redemoinhos de água, etc. Se formos compreender o número de ouro na visão religiosa, Deus o teria criado para determinar ordem no universo.
9. I. Deus; II. Anjos; III. Homens; IV. Animais; V. Vegetais; VI. Minerais.
10. O argumento psicológico se fundamenta na afirmação de Santo Agostinho de Hipona: ‘’Criastes-vos para vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós’’. Assim, a existência de Deus remove o vazio das pessoas e dá um significado à suas vidas. Logo, Deus é a fonte de felicidade.
Evelyn, todas as questões estão coerentes e bem relevantes a compreensão da existência de Deus. Parabéns.
ExcluirColégio Antônio Araripe
ResponderExcluirBárbara B.Marques N° 7
1° Ano "U"
1- Deus é o criador do mundo, é o pai de todos e é aquele que nos ajuda quando precisamos é nos dá apoio. É um verdadeiro amigo.
2- Santo Anselmo; Existe na mente de todo homem a idéia de um ser que não se pode pensar outro maior. Existir só na mente é menos perfeito do que existir na mente e também na realidade. Se o ser maior do que o qual não se pode pensar outro só existisse na mente seria menor do que qualquer outro que também existisse na realidade. Logo, o ser do qual não se pode pensar outro maior deve existir também na realidade, logo conclui-se que existe Deus e esse ser é o mais perfeito de todos.
3- A partir de
4- O argumento psicológico; Fala que a nossa felicidade é finita, ou seja, tem fim. Pois um dia morreremos e nossa felicidade será com Deus
5- Parte da constatação da universalidade do fenômeno religioso.
6- O argumento a partir das existência do universo.
7- Aparecem,duram um tempo um tempo e depois desaparecem.
8- Uma árvore, uma flor, um inseto.
9-Deus,anjos,homem,animais, vegetais,minerais.
10- Na constatação de que todo homem busca a felicidade é que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte. Logo, deve existir um bem cuja posse seja capaz de dar ao homem a felicidade infinita e eterna que tanto busca.
Parabéns Bárbara; sua atividade é fortalecida também pela sua experiência de fé.
Excluir1) Deus é o ser mais perfeito que existe, aquele que nos criou e criou tudo.
ResponderExcluir2) Santo Anselmo.
3) A partir de...
4) As demonstrações metafeístas (causadas de um ser), pois para eles é como uma "espécie" de fé.
5) Da constatação da universalidade do fenômeno religioso.
6) O argumento antológico de Santo Anselmo.
7) Seres duvidosos, que podem ou não existir.
8) Milagres. Como por exemplo, uma pessoa doente, que os médicos dizem não ter mais cura, e logo depois essa pessoa faz novos exames e constata não ter nada. A pessoa se curou sem nenhum tipo de medicamento forte.
9) I.Deus II.Anjos III.Homens IV.Animais V.Vegetais VI.Minerais.
10) Funda-se na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte.
Luana; parabéns pelas sua colocações; todas as respostas estão correspondendo as perguntas. Como sempre sua compreensão de fé fortalece seu crescimento pessoal, bem como, todos da turma.
ExcluirColégio Antônio Araripe
ResponderExcluirAluno: Roberto Reis Feitosa Dias N: 33
Série: 1U
Professor: Cícero
Disciplina: Religião
Respostas-
1- Deus é o ser supremo que nós deu o a dádiva da vida. Ele nós fez à sua imagem e semelhança. Sem ele não existimos, o Senhor é a criatura de luz mair pura que existe.
2- Santo Anselmo. Ele afirma que se o ser maior do que o qual não se pode pensar outro só existisse na mente seria menor do que qualquer outro que também existisse na realidade, logo, o ser do qual não se pode pensar outro maior deve existir também na realidade.
3- É argumentar a partir do que é anterior relativamente apenas a nós. Quando um efeito é mais conhecido para nós do que sua causa, a partir do efeito passamos ao conhecimento da causa.
4- A primeira: Primeiro Motor Imóvel, pois o movimento aqui é considerado no sistema metafísico, isto é passagem da potência- como sendo aquilo que um coisa pode vir a ser, para o ato- aquilo que a coisa é no momento. Deus é o ato puro que não sofre mudanças.
5- Não se tem notícia de sociedade humana que não tivesse culto à divindade, este grande consenso histórico e quase universal tem grande probabilidade de ser retrato da realidade existente.
6- O mundo exige uma causa de si, que se chama Deus. Não há efeito sem causa. Toso ser começa a existir tem uma causa. Deus foi o construtor vulgo engenheiro que construiu tudo o que chamamos de Universo.
7- São seres cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres que existem no mundo são contingentes.
8- Os Próprios seres humanos. Deus modelou todos nós à sua imagem, devemos seguir as ideias e objetivos que Deus nós proporciona, que são seguir e fazer o bem, respeitar a sociedade e buscar uma vida melhor não a si próprio, mas aos outros também.
9- 1: Deus/ 2: anjos/ 3: humanos/ 4: animais/ 5: vegetais/ 6: minerais.
10- Funda-se na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte.(Argumentos de Santo Agostinho de Hipona)
Olá Roberto, parabéns pelas suas colocações. A atividade reflete o sinal da presença de Deus em sua vida. Siga sempre com essa fé e alimente em ti a presença de Deus.
ExcluirAluno (a): Francisca Ivna Coelho Loiola. N° 12
ResponderExcluir1° Ano do Ensino Médio
Professor: Cícero
1° Questão: Deus é um Ser/forca maior que controla tudo e todos.
2° Questão: Santo Anselmo e seu argumento se intitula como “Argumento Ontológico”.
3° Questão: Significa “ A partir de ...”
4° Questão: Nenhuma das vias, pois é o Argumento Psicológico que se fundamenta nessa constatação.
5° Questão: Parte da constatação da universidade do fenômeno religioso onde não se tem notícia de sociedade humana que não tivesse culto à divindade.
6° Questão: Com o “Argumento a partir da existência do universo”.
7° Questão: São seres cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir.
8° Questão: O Ser Humano.
9° Questão: I. Deus; II. Anjos; III. Homens; IV. Animais; V. Vegetais; VI. Minerais.
10° Questão: Funda-se na afirmação de Santo Agostinho de Hipona “Criaste-nos para vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós” e na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e terna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura, pois, um dia chega a morte.
Ivna parabéns; sua atividade está bem situada sobre a existência de Deus e está bem relacionada com o conteúdo estudado.
ExcluirColégio Antônio Araripe
ResponderExcluir1° Ano "U" Manhã
Ensino médio
Disciplina: Religião
Professor: Cícero Aderaldo
Atividades
Aluno(a): Lara Vitória Evangelista de Araújo N° 22
01: Deus és TUDO nas nossas vidas. AquEle que estar conosco em todos os momentos, o qual podemos confiar de coração sereno TUDO que existe em nosso ser. Onipotente, onipresente, nosso maior amor.
02: Santo Anselmo, acredita que para Deus existir não deverá ser apenas na nossa mente, mas também na nossa realidade, quando há a sua existência já nasce um sinal de perfeição. Então, santo Anselmo conclui que existe Deus e Ele é o ser mais perfeito que existe.
03: "A posteriori", locução latina, com significado de "a partir do que é posterior", a partir de, desde, de mais posterior, que está atrás, posterior.
04: Primeira via - Primeiro motor imóvel, a primeira via pressupõe que tudo é uma coisa momentânea, que quem está firmado em Deus não sofre mudança ("... não pereça, mas tenha vida eterna."), logo concluímos que aqueles que estão firmados em Deus não haverá morte, mas sim vida eterna. Para Deus não existe coisas momentâneas, não existem mudanças.
05: Todos os povos, desde os mais antigos há registros históricos que praticavam algum culto religioso dentro dá sua cultura. Então, acredita-se que há uma grande possibilidade de as práticas religiosas atuais serem retrato do consenso histórico e quase universal, somos o resultado daqueles povos, digamos assim.
06: O argumento a partir dá existência do universo, o qual fomos criados por um Ser, devemos nossa existência a esse Ser (Deus). Com algum propósito, pois não há efeito sem causa, somos regidos por Ele. O universo tem um grau de complexidade tão alto que só poderia ter sido criado por alguém tão perfeito como Deus.
07: Contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não. Diz-se que são contingentes as proposições que não são necessariamente verdadeiras nem necessariamente falsas.
08: Há muitas coisas que acontecem sem nenhuma explicação lógica, mas que dão um verdadeiro sentido as nossas vidas, religiosamente falando. O maior exemplo são as profecias que estão se cumprindo, no livro de Apocalipse fala de muitos fatos que estão acontecendo nos nossos dias atuais. Prova de uma força maior que nos rege a todo instante.
09: I.Deus
II. Anjos
III. Homens
IV. Animais
V. Vegetais
VI. Minerais
10: Se fundamenta na constatação de que deve existir um bem cuja posse seja capaz de dar ao homem a felicidade infinita e eterna que tanto busca.
Colégio Antônio Araripe
ResponderExcluir1° Ano "U" Manhã
Ensino médio
Disciplina: Religião
Professor: Cícero Aderaldo
Atividades
Aluno(a): Lara Vitória Evangelista de Araújo N° 22
01: Deus és TUDO nas nossas vidas. AquEle que estar conosco em todos os momentos, o qual podemos confiar de coração sereno TUDO que existe em nosso ser. Onipotente, onipresente, nosso maior amor.
02: Santo Anselmo, acredita que para Deus existir não deverá ser apenas na nossa mente, mas também na nossa realidade, quando há a sua existência já nasce um sinal de perfeição. Então, santo Anselmo conclui que existe Deus e Ele é o ser mais perfeito que existe.
03: "A posteriori", locução latina, com significado de "a partir do que é posterior", a partir de, desde, de mais posterior, que está atrás, posterior.
04: Primeira via - Primeiro motor imóvel, a primeira via pressupõe que tudo é uma coisa momentânea, que quem está firmado em Deus não sofre mudança ("... não pereça, mas tenha vida eterna."), logo concluímos que aqueles que estão firmados em Deus não haverá morte, mas sim vida eterna. Para Deus não existe coisas momentâneas, não existem mudanças.
05: Todos os povos, desde os mais antigos há registros históricos que praticavam algum culto religioso dentro dá sua cultura. Então, acredita-se que há uma grande possibilidade de as práticas religiosas atuais serem retrato do consenso histórico e quase universal, somos o resultado daqueles povos, digamos assim.
06: O argumento a partir dá existência do universo, o qual fomos criados por um Ser, devemos nossa existência a esse Ser (Deus). Com algum propósito, pois não há efeito sem causa, somos regidos por Ele. O universo tem um grau de complexidade tão alto que só poderia ter sido criado por alguém tão perfeito como Deus.
07: Contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não. Diz-se que são contingentes as proposições que não são necessariamente verdadeiras nem necessariamente falsas.
08: Há muitas coisas que acontecem sem nenhuma explicação lógica, mas que dão um verdadeiro sentido as nossas vidas, religiosamente falando. O maior exemplo são as profecias que estão se cumprindo, no livro de Apocalipse fala de muitos fatos que estão acontecendo nos nossos dias atuais. Prova de uma força maior que nos rege a todo instante.
09: I.Deus
II. Anjos
III. Homens
IV. Animais
V. Vegetais
VI. Minerais
10: Se fundamenta na constatação de que deve existir um bem cuja posse seja capaz de dar ao homem a felicidade infinita e eterna que tanto busca.
Lara parabéns, realmente você encontrou as melhores respostas. Siga sempre nessa certeza da existência de Deus.
ExcluirColégio Antônio Araripe
ResponderExcluirAluna: Ana Luíza Amorim Nº04
1º ano “U” do Ensino Médio
Respostas:
1.Deus é Ser Supremo. Criador de todo o universo. É a base da religião, da oração e do culto divino. É um Ser Eterno, não tem princípio nem fim, sabe todas as coisas e tem poder para fazer tudo. Deus é um só, mas manifesta-se em três maneiras diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo.
2. Acredita-se que o primeiro argumento ontológico foi proposto pelo teólogo Anselmo de Cantuária.
3. A posteriori significa “ a partir de...”
4. A 3ª via, pois há uma relação com o Argumento Psicológico, já que o Ser Contingente busca a felicidade e que a mesma plena e eterna não dura, se alcança e quando se alcança não dura pois chegará o dia da morte.
5. Parte da constatação da universalidade do fenômeno religioso.
6. Argumento por meio das Cinco provas de São Tomás de Aquino.
7. Seres que podem ser ou não ser, isto é, cuja a existência não é indispensável e que pode existir e depois deixar de existir.
8. Milagre de Deus como cura de doenças. A existência de Deus é notável em grandes ações mas também nas pequenas, como por exemplo a nossa capacidade de transmitir sentimentos...
9. I – DEUS II – Anjos III – Homens IV – Animais V – Vegetais VI – Minerais
10. Na constatação de que todo homem busca pela felicidade plena e eterna não dura se alcança e quando se alcança não dura, pois um dia chegará o dia da morte.
Parabéns... sua atividade resposta está relevante aos sinais da existência de Deus, bem como, sua colocações.
Excluir1° "U"|Manhã
ResponderExcluirAluna: Mércia Feitosa Mariano| N°27
1. Deus é um ser supremo, superior em sabedoria, poder e perfeição, é um ser primordial que é responsável pela origem do universo e tem como maior objetivo cuidar e garantir o bem da sociedade, dando conselhos e ensinando o caminho a ser seguido.
2. Santo Anselmo.
3. A expressão "a posteriori" designa uma qualidade ao conhecimento , ou seja, conhecemos algo a posteriori quando conhecemos buscando a experiencia.
4. A 1ª via, pois ela diz que o movimento aqui é considerado no sentido metafísico, ou seja, tudo é passageiro e a única coisa que nao sofre mudança é Deus.
5. Da contatação da universalidade de fenômenos religiosos.
6. As cinco provas de São Tomás de Aquino.
7. Ser contingente é cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir. Ex.: Seres humanos.
8. Um exemplo que se percebe a existência de Deus é a PERFEIÇÃO, em cada ser, em cada planta, em cada animal, em cada ação, em cada fenômeno, em cada um de nós seres humanos que somos tão perfeitos.
9. I. Deus
II. Anjos
III. Homens
IV. Animais
V. Vegetais
VI. Minerais.
10. Fundamenta-se na afirmação de Santo Agostinho, " Criaste-nos para vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós". Funda-se na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte. Logo deve existir um bem cuja posse seja capaz de dar ao homem a felicidade infinita e eterna que tanto busca.
Parabéns... sua atividade está bem relacionada com as perguntas e sua colocações estão relevantes sobre a existência de Deus.
ExcluirFabrízio Moreira Xavier -> n° 11 -> 1° ''U''
ResponderExcluir01- Deus é o responsável de nós vivermos. Deus é Aquele que sempre está no nosso lado em todos os momentos. Deus é incrível e possui infinitas qualidades. Deus é justo, amoroso, verdadeiro e santo. Deus mostra compaixão, misericórdia e graça. Deus julga o pecado mas também oferece o perdão.
02- Santo Anselmo.
03- '' a partir de ''.
04- A 3°a Via. Percebe-se que na mesma há uma relação com o Argumento Psicológico. O ser contingente fundamenta-se principalmente na procura pela felicidade e que a mesma plena e eterna não dura se alcança e quando se alcança não dura pois um dia chegará o dia que o coração parará de bater.
05- O mesmo parte da constatação da universalidade do fenômeno religioso.
06- Argumento por meio das Cinco provas de São Tomás de Aquino.
07- São aqueles cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir.
08- Um simples voo de um inseto, a beleza da natureza, sentimentos transmitidos que fazem mudar o dia de alguém, milagres proporcionados por Deus.
09-
I- Deus II- Anjos III- Homens IV- Animais V- Vegetais VI- Minerais
10- Conhecido como Argumento Eudenomológico, o mesmo baseia-se na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte.
Parabéns...as respostas estão todas corretas. Continue firme na fé e na sua cresça sobre a existência de Deus.
ExcluirJuddy Feitosa Silvério Nº 20
ResponderExcluir01- Deus para mim, é nosso salvador, é um ser superior, que deu a vida por nós, sempre está ao nosso lado nos momentos felizes e tristes, e sempre nos leva para o caminho do bem.
02- Santo Anselmo em seu “Argumento Ontológico”.
03- Vem do latim e significa "a partir de".
04- A 1º, Primeiro motor imóvel, ela propõe que um ser não move si mesmo, só podendo então, mover outro por outro ser movido, ou seja, na minha opinião quem nos move é DEUS e só ele pode trazer nossa felicidade, porém quando morremos a felicidade não acaba, pois vamos morar com Ele.
05- Parte da constatação da universalidade do fenômeno religioso. Não se tem notícia de sociedade humana que não tivesse culto a divindade, este grande consenso histórico e quase universal tem grande probabilidade de ser retrato da realidade existente.
06- As cinco provas de São Tomás de Aquino.
07- São seres que podem existir, mas depois de um tempo desaparecem.
08- Um dos exemplos são os milagres que acontecem a cada dia, como em diversos hospitais, onde pessoas se curam e os médicos naõ sabem o motivo daquilo ter acontecido. E na vida, como tudo se encaixa perfeitamente, plantas, animais e seres humanos convivendo em um mundo criado por Deus, não há nada tão perfeitamente belo como iso.
09- I.Deus;
II.Anjos;
III.Homens;
IV.Animais;
V.Vegetais;
VI.Minerais
10- Funda-se na afirmação de Santo Agostinho de Hipona: "Criaste-nos para vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós"(Confissões).
Juddy,parabéns pela atividade. As respostas estão todas conforme os questionamentos. Sua expressão de fé fortalece a certeza da existência de Deus.
ResponderExcluirJosé Airles Feitosa Júnior nº18
ResponderExcluir01 - Divindade na qual os cristãos creem.
02 - Santo Anselmo.
03 - "A partir de".
04 - Nenhuma das vias, já que o Argumento Psicológico que traz essa colocação.
05 - Parte da constatação da universalidade do fenômeno religioso.
06 - Com "O Argumento a partir da existência do universo"
07 - Seres que existem apenas por determinado tempo finito.
09 - II. Anjos
III. Homens
IV. Animais
V. Vegetais
VI. Minerais
10 - Na afirmação de Santo Agostinho de Hopona: "Criaste-nos para vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós" e também na constatação de que "todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte"
José Airles, Que bom que respondeu a atividade. O importante é respeitar a cresça dos outros e a posição religiosa de cada um. Isso ti faz crescer como pessoa e ser humano.
ExcluirWilliane Martins Bezerra Nº 37
ResponderExcluir1º Deus é o ser supremo que nós deu o a dádiva da vida. Ele nós fez à sua imagem e semelhança.
2º Santo Anselmo
3º Significa "a partir de"
4º O argumento psicológico; Fala que a nossa felicidade é finita, ou seja, tem fim. Pois um dia morreremos e nossa felicidade será com Deus
5º Se fundamenta no questionamentos existência de Deus
6º O argumento antológico de Santo Anselmo
7º São seres cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir.
8º A beleza da natureza, as vidas de animais e plantas, os milagres de cada dia
9º 1. Deus
2.Anjos
3.Homens
4.Animais
5.Vegetais
6.Minerais
10º Ficou conhecido como argumentos ontológicos que conclui que aqueles que "somente considerações inteiramente internas à visão de mundo teísta" e conclue que Deus existe.
Parabéns!As respostas estão satisfatória e de acordo com o conteúdo estudado.
ResponderExcluirColégio Antônio Araripe
ResponderExcluirAluno:FCO Wesley Urbano Cavalcante Filho #39
Série: 1*ANO Turma:"U" Turno: Manhã
Professor: Cícero
Disciplina: Ens. Religioso
1 de abril
1- Deus é uma conceito de perfeição criado pelo ser humano, serve como um refúgio para àqueles que não têm esperança no futuro ou como regente de seus destinos.
2-Santo Anselmo em "Argumento Ontológico".
3-Significa "a partir de".
4-(5) Guia do governo das coisas/ Da finalidade de ser.
5-Se fundamenta na inerência religiosa dos seres humanos, independente de qualquer cultura.
6-As cinco provas de Tomás de Aquino.
7-Seres contigentes são aqueles que possuem vidas despresíveis ou dispensáveis. Existem porém deixarão de existir.
8-Eu não acredito em ordem coordenadora, eu compreendo que há na natureza, nos seres e no universo padrões regrados que regem os acontecimentos e as transformações.
9-Deus,Anjos,Homens,Animais,Vegetais,Minerais.
10-Na constatação de que todo homem busca a felicidade é que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte. Logo, deve existir um bem cuja posse seja capaz de dar ao homem a felicidade infinita e eterna que tanto busca,porém eu proponho um questionamento. Será que essa felicidade existe mesmo? Talvez essa felicidade que é tão almejada no fim de uma vida e no começo de outra nunca tenha existido? Talvez essa felicidade seja apenas um anseio que o ser humano tem por ser eterno.
Guilherme Melo Meireles
ResponderExcluir1 "u"
Numero 15
1-Deus é o ser supremo, criador do universo e pai de todos. Ele que nos guia, nos protege de todos os maus.
2-Santo Anselmo
3-A posteriori significa a partir de e tem como base as criaturas já existentes e suas necessidades que só podem ser supridas com a existência de Deus.
4-O argumento psicológico; Fala que a nossa felicidade é finita, ou seja, tem fim. Pois um dia morreremos e nossa felicidade será com Deus
5-Se fundamenta no questionamentos : "Como surgiu a vida humana?".
6- O argumento a partir dá existência do universo, o qual fomos criados por um Ser, devemos nossa existência a esse Ser (Deus). Com algum propósito, pois não há efeito sem causa, somos regidos por Ele. O universo tem um grau de complexidade tão alto que só poderia ter sido criado por alguém tão perfeito como Deus.
7-Que vem de um lugar em comum
8-O ser humano
9- 1: Deus/ 2: anjos/ 3: humanos/ 4: animais/ 5: vegetais/ 6: minerais.
10- Funda-se na constatação de que todo homem busca a felicidade e que esta felicidade plena e eterna não dura se alcança, e mesmo quando se alcança não dura pois um dia chega a morte.(Argumentos de Santo Agostinho de Hipona)
Colégio Antônio Araripe
ResponderExcluirAluno(a):Maria Eduarda Alencar Cavalcanti Lima n-26
Série:1ano ‘’U’’
1-Deus é um ser supremo,que não podemos ver mas podemos senti-lo e ver seus milagres.
2-Santo Anselmo
3-a partir de
4-o argumento psicológico diz que a felicidade do ser humano é finita,ou seja tem o seu fim.pois um dia morreremos e nossa felicidade será com Deus
5-se forma na questão da existência de Deus
6-o argumento de santo Anselmo
7-são seres que tal existência não e indispensável e que pode existir e pode também depois deixar de existir.
8-os animais,as pessoas,as plantas,as montanhas,o sol,a lua,as frutas
9-I.Deus
II.Anjos
III.Homens
IV.Animais
V.Vegetais
VI.Minerais
10-é conhecido como argumento ontológico que conclui que aqueles que ‘ somente considerações inteiramente internas á visão de mundo teísta’ e termina a concluir que Deus existe sim.